Endodontia: o que é e para o que serve?

A estética do nosso sorriso é muito importante para uma boa auto estima e se sentir bem ao olhar no espelho. Porém, existe algo que vai além do que os olhos vêem: o interior do nossos dentes. Cuidar dessa estrutura dentária interna é essencial para evitar problemas futuros como perda óssea e problemas na gengiva. Para prevenção e tratamento de problemas nessa área específica do dente, surge a endodontia para focar apenas nisso.

O que é?
Conseguimos entender melhor a especialidade quando voltamos à origem da palavra “endodontia”: o prefixo “endo” remete à “dentro”, e dontia é “dente”. Com isso, a endodontia visa tratar o dente internamente, seja curando lesões e doenças do nervo e raiz do dente. Um procedimento muito conhecido da endodontia é o tratamento de canal, que é a remoção de alguma parte danificada da polpa dentária.

Quando a endodontia é necessária?
É necessário que o paciente procure um endodontista quando surgem cáries mais profundas ou quando o dente sofre alguma fratura mais grave, fazendo com que a polpa dentária se lesione, necrose ou inflame). Os sintomas indicativos de tratamento de canal são a dor espontânea, sensibilidade prolongada ao frio e/ou ao calor e incômodo ao toque e mastigação.

Já os sinais físicos que mostram a necessidade de um endodontista é a presença de abscessos ou fístulas (lesão em forma de bolha na gengiva) na boca.

Como se tornar um endodontista?
Para se tornar um endodontista, é necessário dentista se especializar nesse tipo de tratamento através de uma pós-graduação. Mesmo que o profissional não seja especializado, é possível tratar uma dor de dente e um canal, porém é o endodontista que conhece mais profundamente as técnicas e variedade de casos, apresentando um domínio de conhecimento mais profundo.

Entramos em contato

Preencha os campos do formulário abaixo e, em breve, entraremos em contato com você.