Um dos fatores que pode contribuir bastante para a garantia da boa funcionalidade bucal é a presença de todos os dentes. Eles são fundamentais nos processos da fala e da mastigação, além de manterem a beleza do seu sorriso. As próteses dentárias surgem justamente com o objetivo de recuperar dentes danificados ou perdidos e manter as devidas funções articulares da região facial.
Tipos de próteses
Basicamente, temos três tipos de próteses mais comuns disponíveis no mercado odontológico: parcial, total e fixa. Saiba mais sobre cada uma delas.
Prótese parcial
Podem ser fabricadas em metal ou porcelana, sendo esse último o mais utilizado, já que consegue aproximar mais de um efeito próximo ao natural. É indicada aos pacientes que ainda possuem a maioria dos dentes na boca.
Prótese total
As próteses totais também podem ser fabricadas dos mesmos materiais e se diferem das próteses parciais porque são recomendadas para os pacientes que perderam todos os dentes. São mais utilizadas por pessoas mais velhas ou por quem passou por algum tipo de trauma odontológico.
Prótese fixa
As próteses fixas se apresentam como uma opção ideal para preencher os espaços dos dentes ausentes. Podem ser instaladas sobre os dentes ou sobre os implantes dentários, a depender da saúde dos tecidos bucais do paciente e do diagnóstico do profissional.
Por que optar pelo tratamento?
As próteses são capazes de garantir a sua saúde bucal, a funcionalidade dos tecidos da região e manter a estética do seu sorriso. Além disso, são importantes para evitar as seguintes complicações:
– Má oclusão dentária e alterações na mordida;
– Desconforto durante a fala e a mastigação de alimentos mais duros;
– Desequilíbrio dos dentes e da articulação temporomandibular;
– Perda de autoestima e autoconfiança;
– Problemas digestivos.
Entre em contato com a OdontoMab e faça o agendamento da sua avaliação. Invista em sua saúde, invista em você!